quarta-feira, 11 de junho de 2008

ओ जोर्नल दे Junho




Mercadão; terapia na dose certa.

Mercado Municipal de Ribeirão Preto que em Setembro comemora 108 e popularmente conhecido como ‘Mercadão’ rompe qualquer trajetória do modernismo e se eterniza nas suas instalações simples e tradicionais por várias gerações.

Como ponto de referência para milhares de consumidores de Ribeirão Preto e região, o ‘Mercadão’, está localizado entre as ruas São Sebastião, José Bonifácio, Américo Brasiliense e avenida Jerônimo Gonçalves. A afluência das oito mil pessoas que diariamente vão a busca de produtos dos mais variados gêneros, torna o seu interior uma reunião de classe, de raça, de cor e de religião, jamais vistos em outros lugares.
Seu prédio começou a ser construído em 1899, com uma arquitetura grandiosa para aquela época e em 1900 foi inaugurado tornando-se um marco histórico para a cidade, abastecendo famílias de todas as classes sociais, como acontece até os dias de hoje com: alimentos, suprimentos, calçados, roupas e até ferramentas. Reconstruído das cinzas após um incêndio foi reaberto em 28 de setembro de 1958 e pela lei municipal de oito de Novembro de 2004 passou a ser considerado um ponto turístico de Ribeirão e porque não dizer o “O MAIOR”
No “mercadão” - como é chamado carinhosamente por todos-, encontra-se de tudo: Fumo de corda, artigos de pesca, ração animal, pastel, grãos, lingüiças, carne-de-sol, queijos, doces.
Seu público é o mais diverso possível: vai de pessoas atraídas pela fama dos sucos encontrados na lanchonete do “Manos”, produtos japoneses na “Casa da Batian”, crianças em buscas de peixes e pássaros exóticos no “Massaro Pet Shop” e na “Casa das Sementes” enorme fila se forma em busca de temperos de todos os tipo e da já tão propagada “Ração humana...”.

Todos que adentram ao Mercadão procuram por alguma coisa; amigos e conversas. Tem gente que passa o dia no seu interior pelo simples fato de fugir da solidão.
Como é gosto ver que ali dentro ninguém está sozinho!
Tem idoso que nem fuma, mas vai a busca de um bom fumo nas charutarias só para trocar algumas palavras e contar as mentiras de pescarias. Isso se tornou em um ritual para milhares de pessoas”.
Seus consumidores são os mais variados, mas a cumplicidade com os comerciantes é que faz do mercadão um ponto de amizade, que passa de pai para filhos.
É impossível descrever em poucas linhas, a riqueza cultural que tem o Mercadão Municipal,
É só passando por ele, que tudo o que você procura, no Mercadão você encontra, até mesmo a desculpa para sair de casa a passeio.
Mercadão; terapia na dose certa.

Nenhum comentário: